Estudar nos Estados Unidos

Gafes de Viagem - como pedir um canudo?

"Todos cometem gafes. Um ambiente perfeito para que elas aconteçam é em uma viagem internacional. Quando se está em um outro país, com uma cultura diferente, linguagem e modos de pensar e agir diferentes, além dos milhares de pequenos detalhes que só serão percebidos depois de um tempo por lá.


Além de ter marcado com uma galera no shopping às 20h para irmos ao cinema, chegar lá descobrir que os shoppings em Manly fechavam às 17h rodar horas e horas de madrugada em busca de um ponto de ônibus que ficava na verdade em outro bairro e algumas coisas parecidas, uma das maiores gafes que me lembro se repetiu diariamente por um período de quase 2 semanas.



Todos os dias pela manhã, costumava lanchar no intervalo da escola em uma padaria ali do lado. Ao pedir meu primeiro lanche, percebi que precisava de um canudo para tomar meu suco. Imediatamente me dei conta de que não fazia a mínima idéia de como se chamava “canudo” em inglês.

Perguntei primeiro à alguns dos meus amigos, ninguém sabia. Logo, precisei me entender com a Japonesa que havia me atendido na padaria e após ter me entregue um guardanapo e uma outra latinha de refrigerantes e passados alguns minutos, apontou para o canudo e falou “aahhhh, Stlô”. Apenas agradeci, peguei meu canudo e fui embora.

No dia seguinte, a mesma situação ocorreu , precisava de um canudo, mas era outra moça ( também japonesa ) . Bom, vocês devem imaginar o meu sufoco, já que eu não fazia a mínima idéia de como a menina tinha falado “canudo” no dia anterior. Bom, após mais alguns minutinhos, consegui meu canudo!

Dessa vez, perguntei à menina como era o nome e pedi para que repetisse algumas vezes, dessa maneira eu gravaria.



E ela foi bem clara “This is STLÔ... STLÔ” . Agradeci e segui contente meu caminho para casa. Durante toda aquela semana, às tardes comia naquela padaria de japoneses e pedia meu “stlô” e todos sabiam o que era, havia finalmente aprendido!

Um dia como outro qualquer no final de semana, após sair de noite, resolvi parar com um grupo de amigos para comer no Hungry Jacks ( um fast food bem famoso por lá) e quando pedi meu “stlô”, o atendente (dessa vez indiano) não fazia a mínima idéia do que eu estava falando. Após gastar um pouco de explicações e palavras (com raiva) querendo meu “stlô”, fiz alguns sinais e ele me respondeu : “ahhhhh... STRÔ ”. Não debati, apenas agradeci, aceitei meu canudo e fui embora.


Ao chegar em casa, incomodado com aquilo, finalmente fui pesquisar no meu dicionário e descobri que o canudo se chamava “STRAW”! Podem rir, mas passei pelo menos 1 semana treinando para não ter mais problemas ao pedir um simples canudo! Hehehe.... "

Nenhum comentário: