Estudar nos Estados Unidos

Austrália, o oitavo país mais rico.

O FMI classificou a Austrália como o oitavo mais rico entre os 33 países que compõem o grupo dos países desenvolvidos. De acordo com o FMI, esta é a classificação mais elevada da Austrália desde 1980, quando o país foi rebaixado devido à recessão de 1982-83.

O historiador econômico Angus Maddison estima que a Austrália foi o país mas rico do mundo 100 anos atrás, vivendo das exportações de ouro, lã e carne. Mas, com a diminuição da exportação do e da maufatura (principal motor de geração de riqueza global) a Austrália foi classificada # 17 em 1991.

A Austrália subiu para a posição # 12, em 2008, quando a crise financeira começou. Em 2009 a Austrália foi o país que mais cresceu entre os países desenvolvidos. O crescimento foi de apenas 1,3 por cento, mas 30 dos 32 países tiveram índices de crescimento negativo e Austrália superou países como a Áustria, Canadá, Islândia e Irlanda.


O FMI projetou que, até 2013, a Austrália irá subir para o sétimo lugar, superando os Países Baixos. Entre os seis primeiros são Luxemburgo, Cingapura e Hong Kong, onde o PIB é inflado pela entrada de multinacionais com menores taxas de impostos. Entre os três primeiros países, a Noruega é o país mais rico do mundo desenvolvido graças ao seu petróleo e as exportações de gás, seguido pelos Estados Unidos e Suíça.

Segundo estimativas do FMI, a Austrália estará operando em plena capacidade em 2010.




Fonte: Theage.com.au

Nenhum comentário: