Estudar nos Estados Unidos

Trabalhando na Austrália: a nova corrida do ouro!

A Marina Fanti sempre nos agrada com seus excelentes relatos no "Com o pé na Austrália".


E como todo mundo quer saber um pouco mais sobre como é trabalhar na Austrália, compartilhamos esse post :





"Muita gente vem para a Austrália para estudar inglês, e de quebra, trabalhar, para bancar o curso e as viagens país afora. Isso porque o visto de estudante dá direito a trabalhar meio período.



Acredito que o número de estudantes vindo para cá esteja aumentando mais ainda em função das novas regras que o Reino Unido adotou, recentemente, na emissão dos vistos, complicando a vida dos estudantes que pretendiam trabalhar por lá.

Apesar de ter o direito de trabalhar aqui, preferi continuar freelando pela internet, na minha área, recebendo em Reais, no Brasil. Os freelas que faço fora, recebo por transferência internacional
http://www.millenniumbcp.pt/site/conteudos/ajudas_cidade/ajudas_transferencias/faqs/article.jhtml?articleID=172148#2 ou Western Union www.westernunion.com/ e não preciso prestar conta alguma ao governo daqui sobre isso.






Mas quem prefere ter um emprego aqui, além do carimbo no passaporte, precisa solicitar o TFN - Tax File Number, um número que os contratantes precisam para registrar e recolher os impostos dos empregados.



Para conseguir o tal número, basta acessar o site da Australian Taxation Office







Não há custo pelo serviço, é só preencher o formulário com dados como o endereço e número do passaporte.



Quando o emprego é mais formal, do tipo ser fornecedor, o estudante vai precisar fornecer o ABN - Australian Business Number. A solicitação é feita também via online https://abr.gov.au/abrweb/default.aspx?pid=76&sid=1&outcome=1&key=fb81c65e-fb48-4425-98da-a05feafb21fb.



Ao solicitar o ABN, é preciso descrever as características do trabalho que será realizado, para definir a tarifa a ser aplicada. No fim do ano fiscal, quem tiver optado por esta forma de trabalhar precisa declarar imposto de renda!

A maioria dos estudantes acaba procurando um part-time job, ou seja, até 20 horas semanais de labuta. As opções mais comuns são: Hospitality - Hotelaria e restaurante, Office Cleaner - serviço de limpeza em escritório e Construction Cleaner - limpeza de obra. Tudo meio subemprego. Mas tenho vários conhecidos que largaram carreiras diplomadas no Brasil para trabalhar nestas áreas aqui e não se arrependeram nem um pouco!

Os full-time jobs são mais difíceis de se conseguir, porque exigem até 40 horas semanais, ultrapassando o limite do visto de estudantes. Para conseguir trabalhar por período integral é preciso uma carta de Sponsorship da empresa contratante, no qual assume que se responsabiliza pelo empregado no país. Geralmente, os High Skilled Professionals



http://www.migrationexpert.com/australia/visa/australian_immigration_news/2010/feb/1/333/temporary_skilled_workers_are_highly_skilled_professionals_according_to_immigration_stats são os que obtêm este tipo de visto.

E há os que optem por não se prender a horários fixos e compromissos sérios. Empresas que mexem com eventos costumam contratar os Casual workers. O serviço de Catering, tipo garçom, é um dos mais procurados nesta categoria! Para trabalhar casualmente é preciso se inscrever em agências que operam com este tipo de colocação, especificar o que está disposto a fazer e aguardar a convocação. Tenho uma amiga que viveu disso por dois anos, trabalhando em shows de rock e casamentos. Além de divertida a atividade é bem remunerada.



Freelando, pegando no pesado ou apenas curtindo o ócio criativo, a Austrália é o lugar certo para quem quer juntar uma grana e se divertir acima de tudo. Para se ter uma noção, recentemente, numa pesquisa sobre qualidade de vida

http://www.brazilaustralia.com/o_melhor_lugar_para_se_viver/ Sydney foi eleita a décima melhor cidade do mundo e Melbourne, a décima sétima. Há mais segurança, mais saúde, mais satisfação geral no ar daqui. E tudo é bem menos burocrático que no Brasil.

O mercado de trabalho http://www.pulsejobs.com/australia/working-in-australia.aspx também é muito mais dinâmico e o país está com as portas abertas à imigração, convidando profissionais das mais diversas áreas a povoarem seu vastíssimo território. É a Nova Corrida do Ouro http://australia.costasur.com/pt/fiebre-del-oro.html!




Não falta nem arco-íris no céu para apontar para o tesouro, porque com tantas facilidades, a Austrália promete fazer muita gente feliz só de pisar no seu solo dourado.





Nenhum comentário: