Estudar nos Estados Unidos

Mostrando postagens com marcador Trabalhar. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Trabalhar. Mostrar todas as postagens

Uma garçonete na Austrália

A student adviser Iuca Reuben conta como foi sua experiência de trabalho na Austrália! Quer saber como se faz? 

"Pouco tempo depois de ter chegado na Austrália já comecei a procurar trabalho, pois precisava trabalhar para ajudar nos custos da viagem, já que banquei esse projeto por minha conta e estava com o dinheiro um pouco apertado!

Montei meu 'resume' com a ajuda de minha host mother, sim eu não sabia direito nem mesmo como organizar um currículo em inglês...Fiz algumas cópias e fui distribuir pelos cafés, mercados e qualquer outro lugar que eu me identificasse.

Depois de dois dias me chamaram para o primeiro trail, que nada mais é do que trabalhar por um dia para ver se gostam do seu trabalho e se querem te contratar! 



Dei o meu máximo nesse primeiro dia, e como o meu inglês não era lá muito bom tive um pouco de dificuldade para entender os pedidos das pessoas, mas procurei ser muito prestativa e eficiente para compensar. 


Confesso que fiquei bem nervosa nesse primeiro momento, pois todos falavam comigo e eu não tinha muita certeza do que queriam , do que eu precisava fazer,etc. De tão nervosa que eu estava quebrei uma pilha de pratos... mas... no final deu tudo certo!!!  


Mostrei que era "hard work" e acabei trabalhando neste café durante quase todo o período que estive em Melbourne.


A dica que dou na hora de procurar trabalho na Austrália e procurar aprender as atividades que vai precisar desenvolver antes de ir para o "trail"! "



Trabalhando na Austrália: a nova corrida do ouro!

A Marina Fanti sempre nos agrada com seus excelentes relatos no "Com o pé na Austrália".


E como todo mundo quer saber um pouco mais sobre como é trabalhar na Austrália, compartilhamos esse post :





"Muita gente vem para a Austrália para estudar inglês, e de quebra, trabalhar, para bancar o curso e as viagens país afora. Isso porque o visto de estudante dá direito a trabalhar meio período.



Acredito que o número de estudantes vindo para cá esteja aumentando mais ainda em função das novas regras que o Reino Unido adotou, recentemente, na emissão dos vistos, complicando a vida dos estudantes que pretendiam trabalhar por lá.

Apesar de ter o direito de trabalhar aqui, preferi continuar freelando pela internet, na minha área, recebendo em Reais, no Brasil. Os freelas que faço fora, recebo por transferência internacional
http://www.millenniumbcp.pt/site/conteudos/ajudas_cidade/ajudas_transferencias/faqs/article.jhtml?articleID=172148#2 ou Western Union www.westernunion.com/ e não preciso prestar conta alguma ao governo daqui sobre isso.






Mas quem prefere ter um emprego aqui, além do carimbo no passaporte, precisa solicitar o TFN - Tax File Number, um número que os contratantes precisam para registrar e recolher os impostos dos empregados.



Para conseguir o tal número, basta acessar o site da Australian Taxation Office







Não há custo pelo serviço, é só preencher o formulário com dados como o endereço e número do passaporte.



Quando o emprego é mais formal, do tipo ser fornecedor, o estudante vai precisar fornecer o ABN - Australian Business Number. A solicitação é feita também via online https://abr.gov.au/abrweb/default.aspx?pid=76&sid=1&outcome=1&key=fb81c65e-fb48-4425-98da-a05feafb21fb.



Ao solicitar o ABN, é preciso descrever as características do trabalho que será realizado, para definir a tarifa a ser aplicada. No fim do ano fiscal, quem tiver optado por esta forma de trabalhar precisa declarar imposto de renda!

A maioria dos estudantes acaba procurando um part-time job, ou seja, até 20 horas semanais de labuta. As opções mais comuns são: Hospitality - Hotelaria e restaurante, Office Cleaner - serviço de limpeza em escritório e Construction Cleaner - limpeza de obra. Tudo meio subemprego. Mas tenho vários conhecidos que largaram carreiras diplomadas no Brasil para trabalhar nestas áreas aqui e não se arrependeram nem um pouco!

Os full-time jobs são mais difíceis de se conseguir, porque exigem até 40 horas semanais, ultrapassando o limite do visto de estudantes. Para conseguir trabalhar por período integral é preciso uma carta de Sponsorship da empresa contratante, no qual assume que se responsabiliza pelo empregado no país. Geralmente, os High Skilled Professionals



http://www.migrationexpert.com/australia/visa/australian_immigration_news/2010/feb/1/333/temporary_skilled_workers_are_highly_skilled_professionals_according_to_immigration_stats são os que obtêm este tipo de visto.

E há os que optem por não se prender a horários fixos e compromissos sérios. Empresas que mexem com eventos costumam contratar os Casual workers. O serviço de Catering, tipo garçom, é um dos mais procurados nesta categoria! Para trabalhar casualmente é preciso se inscrever em agências que operam com este tipo de colocação, especificar o que está disposto a fazer e aguardar a convocação. Tenho uma amiga que viveu disso por dois anos, trabalhando em shows de rock e casamentos. Além de divertida a atividade é bem remunerada.



Freelando, pegando no pesado ou apenas curtindo o ócio criativo, a Austrália é o lugar certo para quem quer juntar uma grana e se divertir acima de tudo. Para se ter uma noção, recentemente, numa pesquisa sobre qualidade de vida

http://www.brazilaustralia.com/o_melhor_lugar_para_se_viver/ Sydney foi eleita a décima melhor cidade do mundo e Melbourne, a décima sétima. Há mais segurança, mais saúde, mais satisfação geral no ar daqui. E tudo é bem menos burocrático que no Brasil.

O mercado de trabalho http://www.pulsejobs.com/australia/working-in-australia.aspx também é muito mais dinâmico e o país está com as portas abertas à imigração, convidando profissionais das mais diversas áreas a povoarem seu vastíssimo território. É a Nova Corrida do Ouro http://australia.costasur.com/pt/fiebre-del-oro.html!




Não falta nem arco-íris no céu para apontar para o tesouro, porque com tantas facilidades, a Austrália promete fazer muita gente feliz só de pisar no seu solo dourado.





Como consegui emprego ?

Quando me perguntam se e' facil arrumar trabalho em Sydney, sempre respondo: "depende de voce!". Para qualquer lugar que va o intercambista, conseguir emprego so depende exclusivamente do seu esforço.





Alguns lugares, aparentemente, tem mais vagas e opções de trabalho, porém também tem mais gente procurando. Nenhum emprego bate a sua porta e vi muitos reclamarem da dificuldade de conseguir. Assim que cheguei em Sydney, tive a sorte de conseguir um casual como garçonete em um asilo mas minha sorte tinha nome e sobrenome, uma amiga que já morava aqui há algum tempo.




É muito importante a rede de amigos que voce constrói pois muitos dos empregos que você vai ter será por recomendação de algum amigo. Existem muitos sites onde você procura e envia curriculos mas acredito que a opção mais eficaz é o conhecido "de porta em porta".



Coloca uma roupa neutra, imprime vários curriculos e vai em todos os possíveis empregos. Trabalhar pode ser cansativo mas lhe ensina a dar valor a muita coisa e ainda você pratica o inglês.



Além disso, com seu suado dinherinho você pode finalmente planejar uma ótima viagem. Para mim, é impossivel ficar sem trabalhar aqui.


Clarice Compasso - estudante de Cambridge em Sydney



Oportunidades de trabalho na Austrália

O Sérgio Lopes fala sobre trabalho na Austrália :


"A Austrália é um país gigante! É o sexto maior país do mundo, do tamanho dos 48 estados norte americanos.Pra você ter uma ideia, a Austrália também é 50% maior do que toda a Europa!

Mas apesar de seus 7.686.850 km de extensão, é o país com a menor densidade populacional do mundo com apenas 2 habitantes por km quadrado.

Por isso, não é de se estranhar que a oferta de empregos seja boa. Na Austrália você vai ter a chance de trabalhar em restaurantes, bares, construções, lojas, como babysitter, em fábricas, etc. As opções de trabalho são bem variadas e vale lembrar que dependem bastante do seu nível de inglês (por isso, estude mesmo!).


Eu mesmo, por exemplo, comecei na cozinha de um restaurante e logo após um tempinho comecei a trabalhar em uma fábrica de pranchas de surf e ainda ganhando um salário melhor!


Além de desfrutar de uma cultura fascinante, quem possui o visto de estudante também tem direito a trabalhar legalmente por 20 horas semanais durante o período do seu curso! Ou seja - você desenvolve o inglês em um país tropical - e ainda pode juntar uma graninha pra ajudar (às vezes até cobrir ) os seus custos por lá! "

A boa dos trabalhos casuais

A Dani Dias e o Leandro Campos, do Blog de Mochila estão se virando com trabalhos 'casuais' em Brisbane. Nesse post, a Dani comenta mais uma experiência (bem mais tranquila do que ser garçonete de funeral):


"Esse final de semana rolou mais um casual. Dessa vez muito mais agradável do que o funeral que fiz. Trabalhei por 4 horas durante um jogo de rugbi no Suncorp Stadium, bem pertinho aqui de casa.



O trabalho foi através da Zest também. Se liguem galera, façam seu cadastro neles que sempre vai pintar trabalho!

O uniforme foi a calça social preta, sapato preto e uma blusa fornecida por eles. Portanto, se você tem uma calça social preta e sapatos pretos tragam porque pra todo emprego vocês vão precisar. E se não tiverem é bem barato por aqui. Uma calça custa uns $25 e o sapato $15.


Fiquei num bar servindo cerveja. Como esse povo bebe aqui, não canso de ficar chocada !!! Correria danada, um copo de cerveja atrás do outro. Tão rápido que o tempo passou voando. E ainda deu pra assistir os 30 minutos finais do jogo, e de graça!

Espero que me chamem pra trabalhar no show do U2 que vai ter aqui em Dezembro. Daria pra escutar durante o trabalho e ver o final do show.

Ótimo, né?"


Procurando emprego? faça o seu 'resume'

O Cesar Hanke dá dicas sobre a busca de um emprego na Austrália :


"Quando eu vim a primeira vez pra Austrália, lá em 1997, procurar emprego era simplesmente sair batendo de porta em porta dos restaurantes, hotéis, bares e falar com o gerente.


Eu lembro que chegava e pedia "Can i speak to the manager?' Ai era uma conversinha rápida, dizia que eu era estudante internacional e que procurava um emprego part-time.


Nesta conversa eu já deixava escrito em um pedaço de papel qualquer (muitas vezes num guardanapo mesmo!) meu nome e telefone e pronto.


Depois era só esperar as vagas irem abrindo que os managers começavam a ligar e eu já estava empregado.







Hoje a coisa não mudou muito, o bater de porta em porta com insistência continua sendo o método mais eficaz de se conseguir empregos, é uma questão de 'timing', ou seja, se no dia que você bateu na porta do restaurante eles estavam bem de 'staff ' (com bastante empregados), dificilmente você conseguira emprego naquele momento.


Mas se você deu sorte e bateu na porta de um bar onde naquele mesmo dia 2 funcionários deram um 'sick', ou seja não foram e disseram que estavam doentes, o 'manager' lhe contrata na hora... por isso insistência é essencial, aumenta suas chances de estar no lugar certo e na hora certa.


Outra coisa que mudou é que agora o pedacinho de papel não funciona mais tão bem, todo mundo quer um 'resume' ou um currículo.


Pra facilitar a vida de quem esta procurando empregos na Austrália, nossa equipe sempre auxilia nossos clientes e estudantes pra elaborar um currículo nos padrões australianos. Se você precisa de um help, entre em contato.

Também recentemente colocamos vários modelos de currículos nos padrões da Austrália para download gratuito. Visite a página Trabalhar na Australia para fazer o download.

Um abraço a todos e boa sorte !





César e Duda em Pebbly Beach, 1997

Um dia na vida de ... peão de obra na Austrália

O Fernandinho e o Daniel - ou "Jacob & Jesset" - mostram como é trabalhar na construção civil (peão de obra mesmo!), um serviço que rende uma boa grana na Austrália.

Trabalho duro...mas a galera se diverte !

Um dia na vida de garçonete...de funeral

Ao procurar por trabalho temporário na Austrália, surgem as mais diversas oportunidades, inclusive serviços que você nunca ouviu falar no Brasil.

A Danielle Dias, autora do Blog de Mochila, conta como foi a experiência de um dia de garçonete de funeral, em Brisbane:




“E assim me vesti de pinguim e fui ser garçonete em um funeral. Que coisa mais louca, né? Isso é Austrália.

Esse trabalho surgiu pela Zest - http://www.zestrecruitment.com.au/ - uma empresa de trabalhos casuais. Assim que você consegue uma entrevista com eles, seu nome vai para o cadastro e toda semana surgem empregos, assim como esse.

Juro que fiquei 'meio assim' de aceitar esse. Até porque nunca vi isso na minha vida. Mas o trabalho foi tranquilo. A cultura daqui é completamente diferente da nossa. Um enorme contraste. Enquanto arrumavamos o salão que ia ter a festinha (é, festinha mesmo) depois, a familia e amigos estavam na capela rezando. Assim que terminou a celebração, todos vieram para o salão (menos a senhorinha que faleceu) e assim começou o que eles chamam de celebrar o falecido.
Eu que esperava caras tristes e abatidas me deparei com umas 100 pessoas arrumadas como se fossem pra casamento. Isso mesmo! Felizes, falantes e bebendo horrores. Cerveja, vinho, prosseco e muitos quitutes. Vai entender uma coisa dessas.

No final de 4 horas de trabalho, carregando bandeja pesada levamos pra casa as comidas que sobraram, porque o chef queria jogar tudo no lixo (Viva o desperdício da Austrália) e algumas bebidas também.

Viu, não foi tão ruim. Mas espero que o próximo casual seja mais normal que esse”.