Mostrei que era "hard work" e acabei trabalhando neste café durante quase todo o período que estive em Melbourne.
Uma garçonete na Austrália
Mostrei que era "hard work" e acabei trabalhando neste café durante quase todo o período que estive em Melbourne.
Trabalhando na Austrália: a nova corrida do ouro!
"Muita gente vem para a Austrália para estudar inglês, e de quebra, trabalhar, para bancar o curso e as viagens país afora. Isso porque o visto de estudante dá direito a trabalhar meio período.
Apesar de ter o direito de trabalhar aqui, preferi continuar freelando pela internet, na minha área, recebendo em Reais, no Brasil. Os freelas que faço fora, recebo por transferência internacional http://www.millenniumbcp.pt/site/conteudos/ajudas_cidade/ajudas_transferencias/faqs/article.jhtml?articleID=172148#2 ou Western Union www.westernunion.com/ e não preciso prestar conta alguma ao governo daqui sobre isso.
A maioria dos estudantes acaba procurando um part-time job, ou seja, até 20 horas semanais de labuta. As opções mais comuns são: Hospitality - Hotelaria e restaurante, Office Cleaner - serviço de limpeza em escritório e Construction Cleaner - limpeza de obra. Tudo meio subemprego. Mas tenho vários conhecidos que largaram carreiras diplomadas no Brasil para trabalhar nestas áreas aqui e não se arrependeram nem um pouco!
Os full-time jobs são mais difíceis de se conseguir, porque exigem até 40 horas semanais, ultrapassando o limite do visto de estudantes. Para conseguir trabalhar por período integral é preciso uma carta de Sponsorship da empresa contratante, no qual assume que se responsabiliza pelo empregado no país. Geralmente, os High Skilled Professionals
E há os que optem por não se prender a horários fixos e compromissos sérios. Empresas que mexem com eventos costumam contratar os Casual workers. O serviço de Catering, tipo garçom, é um dos mais procurados nesta categoria! Para trabalhar casualmente é preciso se inscrever em agências que operam com este tipo de colocação, especificar o que está disposto a fazer e aguardar a convocação. Tenho uma amiga que viveu disso por dois anos, trabalhando em shows de rock e casamentos. Além de divertida a atividade é bem remunerada.
Freelando, pegando no pesado ou apenas curtindo o ócio criativo, a Austrália é o lugar certo para quem quer juntar uma grana e se divertir acima de tudo. Para se ter uma noção, recentemente, numa pesquisa sobre qualidade de vida
O mercado de trabalho http://www.pulsejobs.com/australia/working-in-australia.aspx também é muito mais dinâmico e o país está com as portas abertas à imigração, convidando profissionais das mais diversas áreas a povoarem seu vastíssimo território. É a Nova Corrida do Ouro http://australia.costasur.com/pt/fiebre-del-oro.html!
Como consegui emprego ?
Alguns lugares, aparentemente, tem mais vagas e opções de trabalho, porém também tem mais gente procurando. Nenhum emprego bate a sua porta e vi muitos reclamarem da dificuldade de conseguir. Assim que cheguei em Sydney, tive a sorte de conseguir um casual como garçonete em um asilo mas minha sorte tinha nome e sobrenome, uma amiga que já morava aqui há algum tempo.
Oportunidades de trabalho na Austrália
Por isso, não é de se estranhar que a oferta de empregos seja boa. Na Austrália você vai ter a chance de trabalhar em restaurantes, bares, construções, lojas, como babysitter, em fábricas, etc. As opções de trabalho são bem variadas e vale lembrar que dependem bastante do seu nível de inglês (por isso, estude mesmo!).

Além de desfrutar de uma cultura fascinante, quem possui o visto de estudante também tem direito a trabalhar legalmente por 20 horas semanais durante o período do seu curso! Ou seja - você desenvolve o inglês em um país tropical - e ainda pode juntar uma graninha pra ajudar (às vezes até cobrir ) os seus custos por lá! "
A boa dos trabalhos casuais
"Esse final de semana rolou mais um casual. Dessa vez muito mais agradável do que o funeral que fiz. Trabalhei por 4 horas durante um jogo de rugbi no Suncorp Stadium, bem pertinho aqui de casa.

O trabalho foi através da Zest também. Se liguem galera, façam seu cadastro neles que sempre vai pintar trabalho!
O uniforme foi a calça social preta, sapato preto e uma blusa fornecida por eles. Portanto, se você tem uma calça social preta e sapatos pretos tragam porque pra todo emprego vocês vão precisar. E se não tiverem é bem barato por aqui. Uma calça custa uns $25 e o sapato $15.
Fiquei num bar servindo cerveja. Como esse povo bebe aqui, não canso de ficar chocada !!! Correria danada, um copo de cerveja atrás do outro. Tão rápido que o tempo passou voando. E ainda deu pra assistir os 30 minutos finais do jogo, e de graça!
Espero que me chamem pra trabalhar no show do U2 que vai ter aqui em Dezembro. Daria pra escutar durante o trabalho e ver o final do show.Ótimo, né?"
Procurando emprego? faça o seu 'resume'
"Quando eu vim a primeira vez pra Austrália, lá em 1997, procurar emprego era simplesmente sair batendo de porta em porta dos restaurantes, hotéis, bares e falar com o gerente.

Hoje a coisa não mudou muito, o bater de porta em porta com insistência continua sendo o método mais eficaz de se conseguir empregos, é uma questão de 'timing', ou seja, se no dia que você bateu na porta do restaurante eles estavam bem de 'staff ' (com bastante empregados), dificilmente você conseguira emprego naquele momento.
Um abraço a todos e boa sorte !
Um dia na vida de ... peão de obra na Austrália
Um dia na vida de garçonete...de funeral
A Danielle Dias, autora do Blog de Mochila, conta como foi a experiência de um dia de garçonete de funeral, em Brisbane:

Esse trabalho surgiu pela Zest - http://www.zestrecruitment.com.au/ - uma empresa de trabalhos casuais. Assim que você consegue uma entrevista com eles, seu nome vai para o cadastro e toda semana surgem empregos, assim como esse.
Juro que fiquei 'meio assim' de aceitar esse. Até porque nunca vi isso na minha vida. Mas o trabalho foi tranquilo. A cultura daqui é completamente diferente da nossa. Um enorme contraste. Enquanto arrumavamos o salão que ia ter a festinha (é, festinha mesmo) depois, a familia e amigos estavam na capela rezando. Assim que terminou a celebração, todos vieram para o salão (menos a senhorinha que faleceu) e assim começou o que eles chamam de celebrar o falecido.
Eu que esperava caras tristes e abatidas me deparei com umas 100 pessoas arrumadas como se fossem pra casamento. Isso mesmo! Felizes, falantes e bebendo horrores. Cerveja, vinho, prosseco e muitos quitutes. Vai entender uma coisa dessas.
No final de 4 horas de trabalho, carregando bandeja pesada levamos pra casa as comidas que sobraram, porque o chef queria jogar tudo no lixo (Viva o desperdício da Austrália) e algumas bebidas também.
Viu, não foi tão ruim. Mas espero que o próximo casual seja mais normal que esse”.



